quinta-feira, 26 de julho de 2012

Conhecer para Servir Melhor

Recepcionando e qualificando novos voluntários do projeto AMIGOS DA FERGS,  e, também os "antigos" colaboradores,  a Direção do Departamento Doutrinário realizou, no auditório da FERGS, o encontro de qualificação de seus colaboradores. As reuniões de qualificação são realizadas mensalmente pela coordenação do DEDO/FERGS, tendo o apoio e a participação da Vice-Presidencia Doutrinária. As temáticas apresentadas foram Objetivos, Visão e Missão da FERGS apresentado por Cleusa Schuch; Movimento Espírita e Normativos da FERGS e da FEB por Helena Bertoldo da Silva; Gestão Federativa por Rosi Possebon e Atividades da Área da Mediunidade na Comissão Regional Sul da FEB, incentivando aos Centros Espíritas do RS para o estudo das obras básicas, por Dairson Azambuja Goncalves. Agregaram-se ao grupo as novas voluntárias, encaminhadas pela vice-presidência doutrinária  Rosi Possebon, estas voluntárias foram  captadas pelo  projeto AMIGOS DA FERGS: Janine Gomes Oliveira (SEAK) e Gisella M. Del Cura(Caridade e Fé) e, ainda tivemos a grata satisfação do retorno de Denise  Fagundes Garcia que esteve afastada em função de sua vida profissional. 

domingo, 22 de julho de 2012

ALTERAÇÃO DE DIA DA SEMANA E HORÁRIO

Informamos que o estudo do Livro Atendimento Espiritual no Centro Espírita será realizado todas as terças-feiras, das 16h até 17h30min.
Este estudo tem como objetivo capacitar a equipe de colaboradores do AECE e também ampliar esta equipe.
Local: sala de reuniões da FERGS, Avenida Desembargador André da Rocha, 49, Centro, Porto Alegre.

CONVITE - reunião de capacitação de colaboradores do DEDO


CRE DOIS PROMOVE ENCONTRO PARA ESTUDO SOBRE ANÁLISE DE OBRAS ESPÍRITAS


Rubem Sérgio - coordenador do CRE2. 










O CRE 2 promoveu um encontro de estudos sobre Análise de Obras Espíritas. O encontro aconteceu no dia 21 de julho de 2012, na Sociedade Espírita Em Busca da Verdade, na rua Bento Gonçalves, em Novo Hamburgo.
João Felício, coordenador do Setor de   Análise de Obras do Departamento Doutrinário da FERGS e Helena Bertoldo da Silva, diretora do mesmo departamento foram os facilitadores do encontro. Foram apresentados: A) Proposta Bases para melhor orientação sobre a literatura espírita que se fundamenta  nas orientações de Allan Kardec em Obras Póstumas, Viagem Espírita em 1862, Instruções Particulares dadas aos Grupos em resposta a algumas das questões propostas, item VI.

Refletindo sobre o que consta na Revista Espírita de maio/1863:

Aplicando esses princípios de ecletismo* às comunicações que nos são enviadas, diremos que em 3.600 há mais de 3.000 que são de uma moralidade irreprochável, e excelentes como fundo;  mas que desse número nem 300 merecem publicidade e apenas 100 têm mérito fora do comum. 
Por aí pode julgar-se da necessidade de não publicar inconsideradamente tudo quanto vem dos Espíritos, se quisermos atingir o objetivo a que nos propomos, tanto do ponto de vista material quanto do efeito moral e da opinião que os indiferentes possam fazer do Espiritismo.

Resta-nos dizer algumas palavras sobre manuscritos ou trabalhos de fôlego que nos remeteram, entre os quais, não encontramos, em trinta,  mais que cinco ou seis de real valor. No mundo invisível, como na Terra, não faltam escritores, mas os bons são raros.

Toda precaução é pouca para evitar as publicações lamentáveis. Em tais casos, mais vale pecar por excesso de prudência, no interesse da causa. 
Allan Kardec -  Revista Espírita de maio/1863.

*Ecletismo: Qualquer teoria, prática ou disposição de espírito que se caracteriza pela escolha do que parece melhor entre várias doutrinas, métodos ou estilos. Dicionário Houaiss. 
B) Exame Crítico, mostrando a Análise de |Obras passo-a-passo.

O evento contou com a participação de 29 pessoas, de várias cidades do CRE 2: Sapucaia do Sul, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Taquara, Canela, Porto Alegre. Os confrades recepcionaram o grupo com um delicioso café/chá, com apetitosos quitutes. O encontro visou a capacitação da equipe de leitores do CR 2 que irá colaborar com o Setor de Análise de Livros.





 Maria da Graça e sua filha.
 João Felício

Os participantes

segunda-feira, 16 de julho de 2012

ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA


Com alegria e expectativas positivas, iniciamos, hoje, os encontros para o estudo do livro Atendimento Espiritual no Centro Espírita, na sala do Departamento Doutrinário da FERGS.
Este estudo tem dois objetivos: 1ª Qualificar os voluntários da Área do AECE do Departamento Doutrinário e, também, preparar novos trabalhadores.
Gisela, Celso, Lúcia, Verinha, Rosi, Rose, Maria da Graça, Elci.


Gisela, Celso, Lúcia, Verinha, Helena,  Rose, Maria da Graça, Elci.


Estiveram presentes: Lucia Haubert,  Celso Haubert(Simão Pedro) e Rose A. Delfino de Alvorada(Grupo Espírita Allan Kardec); Elci Rosa Rodrigues e Maria da Graça C. Rodrigues de São Sebastião do Caí(SEAK Caí); Vera Lúcia Gonçalves Rodrigues, de Porto Alegre(Bezerra de Menezes); Gisella M. de Lima de Porto Alegre(Caridade e Fé); Rosi Possebon(Homens de Boa Vontade) Porto Alegre; Helena Bertoldo da Silva (Leon Denis) Porto Alegre. 
Helena Bertoldo da Silva facilitou o encontro. Após e leitura do Evangelho e prece inicial, o grupo vivenciou uma técnica: Exercitando Empatia. Cada membro do grupo recebeu uma folha com três perguntas: 1. Alguma vez você já precisou de colo? 2. O que você esperava do outro neste momento?  3. Quais as características necessárias para o atendente fraterno? Depois cada participante socializou suas respostas, refletindo sobre a importância e responsabilidade do trabalhador do atendimento espiritual.
Depois todos assistiram um pps - Atendimento Fraterno: Um olhar para o trabalhador. O grupo concluiu que todos nós, trabalhadores do atendimento espiritual no centro  espírita, somos almas a caminho, com limitações e algumas vezes(ou até muitas) e, por isso,  também,  necessitamos buscar consolo e orientação, quando necessários, vencendo o orgulho e a timidez, para que sejamos acolhidos e consolados e orientados para retomarmos as nossas condições de equilíbrio e que cada um deve procurar estudar a doutrina e o evangelho, vivenciando-os e aprimorando-se moralmente.

sábado, 14 de julho de 2012

Centro Espírita Léon Denis inaugurou, hoje, a ampliação do prédio. Parabéns à família CELD.



REGIONAL FEDERATIVA NO CRE 13



                  O evento faz parte do cronograma aprovado com o Plano de Atividades Federativas/2012.

Manhã - Reunião Plenária
      8:00h – Acolhimento/Credenciamento 
8h30min - Abertura
 1 – Prece;
 2 -Identificação e acolhimento das Casas Presentes e lideranças de unificação locais;
 3 -Apresentação da Equipe Federativa;
 4 -Manifestação da Presidência da Federação Espírita do Rio Grande do Sul – FERGS.

               9:00h – Divulgação das Publicações da FERGS: Gabriel Salum;
       9h10min -  Liderança na Era de Regeneração – Oficina – Equipe Federativa;
       11h00min – Apresentação DTI/FERGS;
        11h30min – Apresentação da proposta de integração das Áreas de atuação da FERGS: E-quipe Federativa;
       12:00h – Intervalo para o almoço.

Tarde -  Atividades Integradas e Setoriais

      13h30min – Oficinas com estudos de caso e áreas integradas – Equipe Federativa;

      15h00min – Presidência: Convivência entre as casas espíritas;

       15h30min - Vice Presidência da  Unificação: Participação do Movimento Espírita combatendo o isolamento;

        16h00min - Departamento Doutrinário(DEDO): Atendimento Espiritual no Centro Espíri-ta(AECE): Atendimento Fraterno ao Trabalhador;

        16h30min - Departamento de Assuntos da Família(DAFA) e Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita(DAPSE): Sendo a Família a base da Sociedade;

       17h00min - Departamento de Comunicação(DECOM): A importância do DECOM como ins-trumento de unificação.

       17:30 h - Encerramento e prece final.

OBJETIVOS

1 - O objetivo principal é aproximar mais a FERGS, através da Diretoria Executiva, dos Presidentes Regionais e Presidentes das Uniões, às Casas filiadas, bem como dar todo apoio às Casas não federadas “incentivando a multiplicação de pequenos grupos, do que a constituição de grandes aglomerações. Esses grupos, correspondendo-se entre si, visitando-se, permutando observações, podem, desde já, formar o núcleo da grande família espírita”. Item 334 de “O Livro dos Médiuns”.

     2 - Sugerimos que, nesta data, o Centro Espírita suspenda suas atividades para que os seus trabalhadores possam participar dessa Reunião. Lembramos a necessidade de reuniões das res-pectivas UME’s em preparação para o evento.

     3 - Enfatizamos a necessidade de participação dos Diretores de Departamentos dos Centros Espíritas e das UME’s, bem como os demais trabalhadores ligados aos setores das respectivas casas espíritas. 

    4 - Atentos à proposta de Unificação ditada pelos Benfeitores Espirituais solicitamos todo o empenho para que a Reunião Regional 2012 seja  prestigiada de forma efetiva por esta Região, esta UME, esta instituição e, para tanto, a Diretoria Executiva da FERGS se fará presente, assim  como os Diretores de Departamentos (DAFA, DEDO, DIJ, DECOM, DTI, DAPSE e LIVRARIA), para juntos poderem  vivenciar  a Unificação do Movimento Espírita. 

Obs.: As solicitações de livros feitas até o dia 04 de julho  de 2012, serão levados na Reunião Regional do dia  14 de julho  de 2012, sem despesa de frete. Pedidos pelo fax: (51)3224.1493 ou e-mail: livraria@fergs.org.br e gerenciacomercial@fergs.org.br.


OBSERVAÇÕES: A direção das Reuniões Regionais caberá à Presidência da FERGS, conforme o artigo 65 alínea “d” do regimento  Interno da Federação Espírita do Rio Grande do Sul-FERGS, ficando delegados ao Vice-presidente de Unificação os contatos prévios, bem como a organiza-ção da equipe e providências para o deslocamento. Caso seja necessário material para apresen-tação do trabalho pela Região, os interessados devem comunicar-se com a Vice-Presidência de Unificação através do e-mail vpunif@fergs.org.br. Conforme consta no artigo 65, alínea “I” do Re-gimento Interno da FERGS, as despesas de deslocamento da Diretoria Executiva são de respon-sabilidade da Federação, cabendo as de alimentação e hospedagem à Região Federativa. 


   






domingo, 8 de julho de 2012



Projeto Manoel Philomeno de Miranda – Porto Alegre/RS – 08 de julho
A Equipe Mansão do Caminho, composta por José Ferraz, Nilo Calazans e João Neves, responsável pelo Projeto Manoel Philomeno de Miranda, está cada vez mais requisitada para apresentar seus trabalhos de qualificação na área mediúnica em todo o Brasil. Ontem, dia 07 de julho de 2012, a equipe esteve em Tramandaí/RS. No dia imediato, os integrantes da equipe apresentaram o seminário Qualidade na Prática Mediúnica, na Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes, em Porto Alegre/RS, promotora do evento.

O Projeto Manoel Philomeno de Miranda foi criado no mês de maio de 1990, em Salvador/BA, com a finalidade de dar apoio e treinamento aos trabalhadores da Área Mediúnica dos Centros Espíritas, através de seminários, encontros e outras atividades correlatas.
O seminário é divido por módulos. No 1º módulo – Qualidade e Espiritismo – a visão de qualidade de Allan Kardec. O 2º módulo tem por título Qualidade no Desempenho Funcional. O 3º módulo é dedicado ao estudo sobre a Qualidade de Resultados.
No 1º módulo o trio de expositores destacou as informações contidas em O Livro dos Médiuns, notadamente em seu capítulo XXIX, de onde foram pinçadas diversas informações elucidativas sobre a preocupação de Allan Kardec sobre a qualidade das reuniões mediúnicas, bem antes de as organizações em geral despertarem para o fator qualidade.

A Qualidade no Desempenho Funcional no 2º módulo tratou os aspectos que envolvem as atividades do doutrinador/dirigente da reunião mediúnica, o médium e o assistente participante. Foram ressaltadas as condições necessárias que todos os médiuns participantes das reuniões mediúnicas devem possuir; a admissão de novos elementos sob critérios claros; quais as finalidades de uma reunião mediúnica; a facilidade de o médium dar boas comunicações; bem como a sua diversidade, o que pressupõe maleabilidade mediúnica. Sobre as comunicações foi destaque os aspectos de clareza, fluidez, filtragem, acolhimento, ritmo e entrosamento. Mais uma vez foi estimulado o estudo de O Livro dos Médiuns.
O 3º módulo foi dedicado ao estudo sobre a Qualidade de Resultados. O módulo foi estruturado para oferecer indicadores de desempenho objetivando facilitar a análise por parte de todos os integrantes de uma reunião mediúnica. Os subtemas foram: A Palavra e a Prece; O Choque Anímico; O Passe; e As Terapias Sugestivas.










Todo esse trabalho visa oferecer mecanismos e parâmetros para que os integrantes de uma reunião mediúnica possam proceder a avaliações judiciosas a fim de alcançarem uma melhor compreensão dos objetivos e a qualidade alcançada por cada um e pela equipe como um todo. As inúmeras perguntas realizadas aferiu o interesse que o assunto despertou, pois que cada uma delas visou ampliar a compreensão desse delicado assunto técnico de uma instituição espírita que deseja bem servir aos propósitos do Mestre dos Mestres. A equipe foi aplaudida em gratidão ao esforço e dedicação ao trabalho muito bem planejado e executado.

Fotos: Jorge Moehlecke
    Texto: Paulo Salerno

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Paulo e Estêvão para jovens leitores, de autoria de Adeilson Salles.


Na manhã do dia 30 de junho, na sede da Federação Espírita Brasileira, em Brasília/DF, ocorreu o lançamento da obra Paulo e Estêvão para jovens leitores, de autoria de Adeilson Salles. O lançamento fez parte das comemorações dos 70 anos da obra original, ditada pelo Espírito Emmanuel a Chico Xavier. Paulo e Estêvão para jovens leitores é a primeira edição conjunta realizada pela FEB e pela FERGS – através da Livraria e Editora Fracisco Spinelli.
O evento contou com palestras de Antônio Cesar Perri de Carvalho, Haroldo Dutra Dias, Wagner Paixão e Célia Carvalho, que abordaram sob múltiplos enfoques a riqueza do romance histórico que retrata as nuances do Cristianismo Nascente.


O autor Adeilson Salles autografou suas obras e conversou com os leitores acerca da importância da literatura infanto-juvenil e a necessidade de alcançarmos mais e mais o público jovem com a Mensagem Espírita.


Na mesma ocasião, foi apresentada pela área de comunicação da FERGS a nova edição da revista A Reencarnação, com artigos versando sobre o aniversário de 70 anos de “Paulo e Estêvão”.


A FEB ainda apresentou a reedição da obra Paulo e Estêvão, com nova conformação editorial, bem como lançou o novo Portal FEB.


Foram momentos de união e muita alegria, renovando os compromissos com a unificação do Movimento Espírita e a divulgação do Consolador.

Encontro de Capacitação dos voluntários da FERGS

A presidência da FERGS reuniu seus voluntários no dia 28.06.2012, no auditório da mesma, para mais um encontro de capacitação. O grupo estudou sobre Avaliação, equipes, times e, de forma lúdica respondeu a questão: Como está minha equipe?













terça-feira, 3 de julho de 2012

AECE - Atendimento Espiritual no Centro Espírita




Unime 1ª região Promove:


DOMINGO - 08/07 -14 HORAS – TORRES – RS
AECE - ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA


IRRADIAÇÕES E ATENDIMENTO FRATERNO

Com  HELENA BERTOLDO DA SILVA e
DENISE PEIXOTO
  Sociedade Espírita Bezerra de Menezes – Rua das Rosas, 351-Torres

Projeto Manoel Philomeno de Miranda - no litoral


Caros Espíritas, assunto sempre necessitado de orientações estes referentes a mediunidade, então, participem!
Estes três senhores vem da Bahia, com apoio financeiro da Sociedade Espírita Bezerra de Menezes de POA, que generosamente está nos auxiliando, e com a organização e dedicação para realização do evento da querida equipe da Sociedade Espírita Fé, Amor e Caridade de Tramandaí. Para você e sua equipe ficou apenas a tarefa de estar lá. E isso para nós é muito importante, trabalhadores da Unificação dos Espíritas da 10ª Região Federativa.  Faça seu esforço em reunir todos que podem ir, TELEFONE,  organize caronas, lote seu carro.Precisamos de você!

Forte abraço a todos e até Sábado,

Neuza  Scheffer
Depto. Doutrinário da Unime 10ª Região 



                            ESTE  SÁBADO: 07/07
Projeto Manoel Philomeno de Miranda -  SEMINÁRIO SOBRE MEDIUNIDADE


Local: Auditório Prefeitura Municipal de Tramandaí-
Horário: 8h30min  às 17h30min
Ingresso : R$ 3,00

segunda-feira, 2 de julho de 2012